quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Aprenda a contar calorias!

Como eu disse no vídeo postado ontem, eu conto calorias. Muita gente pode achar que é bobagem, que é muito difícil fazer isso por que requer tempo e que não é bacana ficar se preocupando o dia todo com o que vai comer. Mas pra essas pessoas é importante dizer que existem vários recursos hoje em dia pra você contar as calorias sem perder tempo no seu dia e que se você está em uma dieta ou em uma reeducação alimentar é necessário se preocupar sim com o que você come durante o dia. Então se você é um gordinho sem limites, assim como a pessoa que vos fala neste blog, ou se algum dia você achar que comeu além da conta em alguma refeição, é importante contar as calorias pra poder reduzir a quantidade dos alimentos ou consumir alimentos menos calóricos no restante do dia.

Imagem: reprodução.
Para começar você tem que verificar o cardápio indicado pelo seu nutricionista para saber quantas calorias em média você deverá ingerir por dia, comece contando essas calorias ou apenas pergunte quanto você deve consumir baseado no seu peso e altura. Existem alguns cálculos que podem chegar a esse resultado, mas sempre vou aconselhar que seja verificado com um profissional, até por que, cada organismo responde de uma maneira diferente, isso envolve o metabolismo, idade, nível de atividade, entre outras questões.

Para quem não pode, de forma alguma, ir a um nutricionista e principalmente a um endocrinologista, seguem algumas opções para descobrir as calorias para manter o seu peso.

No link do site a seguir basta digitar suas informações e ele já informa quantas calorias você deve consumir para manter o peso, reduza 500 kcal e você também reduzirá o seu peso. Segue link:

Fórmula para calcular a sua taxa de metabolismo para saber quantas calorias você deve consumir diariamente para se manter.
Mulheres:
10 - 18 anos: 12,2 X peso (kg) + 746
18 - 30 anos: 14,7 X peso (kg) + 496
30 - 60 anos: 8,7 X peso (kg) + 829
+ 60 anos: 10,5 X peso (kg) + 596
Homens:
10 - 18 anos: 17,5 X peso (kg) + 651
18 - 30 anos: 15,3 X peso (kg) + 679
30 - 60 anos: 8,7 X peso (kg) + 879
+ 60 anos: 13,5 X peso (kg) + 487
O segundo passo é calcular seu fator de atividade (FA). Este cálculo leva em consideração a quantidade de exercícios praticados semanalmente:
Valores de FA
1,2: Sedentário.
1,3 mulheres, 1, 4 homens: exercícios leves (3x na semana).
1,45 mulheres, 1,5 homens: exercícios leves (3x na semana) e hábitos mais ativos.
1,5 mulheres, 1,6 homens: Exercícios diários moderados (até 2h por dia).
1,7 mulheres, 1,8 homens: Exercícios diários pesados (Mais de 3h por dia).
Multiplique sua TMB pela FA e você terá a quantidade de calorias necessárias para manter seu corpo funcionando com os exercícios, ou seja, o que o seu corpo pede diariamente! (Fonte: http://emagrecercerto.com/quantas-calorias-devemos-comer-para-emagrecer)

Fiz os cálculos e acredito que cheguei a uma média correta. Agora vamos supor que as mulheres necessitem consumir em média 2.000 kcal por dia para se manter, para diminuir o peso, basta consumir 1.500 kcal, reduzindo 500 kcal do cardápio, assim o peso será perdido de uma maneira confortável, sem exageros e sem passar fome. Mas não esqueça, fracione suas refeições, divida essas calorias em refeições feitas de três em três horas, preste atenção aos horários, consuma bastante água nos intervalos entre as refeições e, se possível, tenha acompanhamento médico.
Agora vamos à parte prática, contar as calorias. Já quando for fazer as compras preste atenção nos componentes do alimento, valor calórico e nutricional e tente consumir aqueles alimentos mais saudáveis e com valor menos calórico. Quando for preparar uma refeição ou se servir, olhe a embalagem do alimento e veja quantas calorias contém por porção, anote tudo o que você está consumindo e verifique no fim do dia quantas calorias foram consumidas. Enquanto você conta essas calorias ao longo do dia, se você verificar que em determinado momento sobraram poucas calorias para consumir, fracione essa quantidade nos seus horários e não ultrapasse. No dia seguinte você já conserta esse erro.

Para aqueles que não têm tempo de ficar verificando as embalagens dos alimentos, utilize a tecnologia a seu favor. Existem vários sites com as calorias de cada alimento para você consultar e até programas em que você apenas digita o alimento e já conta as calorias sem trabalho algum. Eu recomendo o contador de calorias do site “UOL Dieta e Boa Forma”, basta clicar aqui. E para quem tem internet disponível no celular ou tablet, recomendo o aplicativo “My Fitness Pal”, é excelente, possui praticamente todos os alimentos e caso você não encontre algum alimento nesses contadores, então você poderá verificar o valor calórico na embalagem e acrescentar, o próprio programa soma as calorias e informa quanto você ultrapassou ou não.


Contar calorias é importante para você manter a disciplina e não sair da linha, eu consumo até 1.200 kcal diariamente e quando vejo que ultrapassei tento compensar em exercícios no dia seguinte. Mas nada de exagerar e diminuir muito essas calorias ai, não esqueça que você já está consumindo menos do que o seu corpo precisa para se manter. Não tente fazer milagres, no tempo certo, você verá os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por reservar um tempo para comentar!