terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cardápios, horários e muita água

Vamos conversar sobre cardápios ou dietas. Não é fácil montar seu próprio cardápio, por isso é muito importante o apoio de um nutricionista, mas se você não tem condição de ir a um profissional, você pode fazer uma adaptação para alternativas mais saudáveis no seu cardápio diário. Para isso você vai ter que observar alguns pontos muito importantes pra que você regule seu organismo e tenha seu metabolismo funcionando da melhor forma possível.

Pra começar faça uma lista daquilo que você costuma comer diariamente e verifique o tamanho das porções. Se você observar que os alimentos que você costuma consumir são muito calóricos, tente adaptar as receitas utilizando alimentos mais magros para prepará-las. Use leite desnatado no lugar do integral, azeite no lugar do óleo, margarina light no lugar da manteiga, sal light ou sal nenhum, açúcar mascavo no lugar do refinado e assim por diante. E vamos a parte principal da montagem do cardápio, que são o tamanho das porções e os horários.

Se você faz poucas refeições ao dia e consome grandes porções para compensar, divida essas porções em várias refeições ao longo do dia. E é muito importante não tomar líquidos durante as refeições e sim 30 minutos antes e uma hora depois, siga esses horários e consuma muita água durante o dia.

Veja uma tabela com exemplo de horários:
Como serão realizadas muitas refeições ao longo do dia, as porções deverão ser bem menores. Em outras postagens colocarei aqui exemplos de cardápios com receitas. Dessa forma você poderá perder peso mais rápido do que se espera, apenas prestando atenção nos horários corretos e seguindo algumas dicas.

Preferir:

Pães, biscoitos e cereais integrais;
Frutas com maior teor de água: melancia, melão, abacaxi, kiwi, laranja, tangerina, lima;
Frango sem pele, peru, chester e peixes magros;
Ovos cozidos, pochê ou mexidos no leite desnatado;
Massas com molho de tomate ao invés de queijos cremosos e molhos brancos;
Beber bastante água, 8 a 10 copos de 200 ml de água por dia entre as refeições;
Preferir cereais integrais (trigo, aveia, arroz);
Comer devagar, mastigando bem os alimentos (15x por porção);
Preferir preparações cozidas, assadas ou grelhadas;
Fazer alguma atividade física, com orientação de um profissional.

Basta seguir essas orientações e você terá um emagrecimento saudável e continuo, além de reeducar a sua alimentação para o melhoramento das funções do seu organismo, tais como, do sistema digestivo e do metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por reservar um tempo para comentar!