quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prepare o cardápio da semana e organize seu tempo

Marmitas que fiz para minha irmã , Rebeca Cordeiro, levar ao trabalho.
Nos dias atuais, tanto a mulher como o homem possuem uma rotina agitada. É o trabalho, os filhos, os problemas, a casa, ou seja, você tem tempo para tomar conta de tudo, menos de você. Esse é o momento de reavaliar suas prioridades, se organizar e arranjar um tempinho pra todas essas coisas e inclusive para a sua saúde e bem estar. Então se você não tem quem prepare seus alimentos pro dia a dia e acaba comendo todas aquelas comidas industrializadas e gordurosas fora, aqui vai à dica.

Tire um momento do seu domingo para se organizar e prepare todos os seus cardápios para a semana toda, no caso do almoço, deixe as porções no congelador e quando for ao trabalho é só levar e assim você não vai ter mais aquela desculpa de que não teve tempo para se alimentar direito.

Como sempre, tudo começa no supermercado, monte o seu cardápio escrito antes e compre os alimentos para a semana toda. Em seguida é só montar nas vasilhas. Mas atenção! No dia anterior você coloca os alimentos na marmita que você vai levar. Os alimentos congelados vão ficar cada um em um recipiente diferente e assim não correrá o risco de azedar a comida. Você pode congelar arroz, carne, feijão, purê de batatas e até sanduíches. 

Aqui vai um exemplo de cardápio para levar ao trabalho e passar o dia sem preocupação.

7h – Desjejum
1 iogurte comum. (Sugiro o Danone light, se você não quer o light pode tomar um da Active que possui bastante fibras e vitaminas)

10h – Lanche
1 barra de cereal (Sugestão: Trio da Nestlé)

12h – Almoço
Salada crua e cozida – à vontade
Azeite de Oliva Extra Virgem – pouca quantidade (1 colher de sobremesa)
Frango – 1 filé de peito médio ou 2 colheres de sopa cheias (se desfiado)
3 colheres de servir cheias de arroz integral
1 colher de sopa cheia de purê de batatas.

15h30 – Lanche
5 unidades de cookies integrais de aveia

18h30 – Jantar
Sanduíche de pão de forma integral – 2 fatias
Queijo (preferir os brancos: Ricota, Minas Frescal ou Cottage)
1 colher de sopa cheia de atum.

21h – Ceia
1 fruta (sugiro maçã).

Coloque já na noite anterior os alimentos que você deverá consumir até às 15h na sacola e na marmita para levar ao trabalho. Quando chegar em casa, retire seu sanduíche do congelador, espere descongelar e esquente. Assim você vai se sentir alimentado o dia todo e não vai ter tanto trabalho durante a semana, apenas o de colocar os alimentos na sacola para levar no dia seguinte.

2 comentários:

  1. Eu janto no trabalho, então no dia da minha folga faço uma panela enorme de sopa (sem batata claro) aí coloco nos potinhos e congelo, como agora tem feito frio aqui é maravilhoso comer uma sopa quentinha ao jantar. Retiro do congelador na noite anterior e na hora do jantar só aqueço e como com um sanduiche leve ;)

    Quanto as comidas mesmo confesso que ainda sou um bocado reticente em congelar, gosto da comidinha feita na hora, ou quando estou sem tempo opto pela salada :D

    PS: Adorando ver essa tua motivação! keep going! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dependendo do alimento não é bom congelar. Mas para quem vive na correria e não tem muito tempo de ficar cozinhando ou não tem ninguém pra ajudar, acaba sendo uma opção. Tento incluir a salada sempre, mas essa tem que ser feita preferencialmente na hora, por que folhas e hortaliças estragam muito rápido. Mas como o meu caso é o almoço ainda tenho que preparar na noite anterior.

      Obrigada pela força! Estou realmente determinada e quero ajudar, com essa motivação, outras pessoas com o mesmo propósito. =)

      Excluir

Obrigada por reservar um tempo para comentar!