sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Adaptando a ceia de Natal – Receita 3 (Lombo Assado)

Foto: reprodução
Algumas pessoas podem achar estranho, mas o lombo assado possui menos calorias que o pernil assado, ambos os pratos são tradição em uma ceia natalina. É interessante sempre que possível fazer uma substituição menos calórica e assim não sentir tanta dor na consciência depois do referido jantar. Apenas para deixar ciente, uma fatia media de pernil assado possui 253,8 Kcal, enquanto a mesma quantidade de lombo assado possui 126 kcal de acordo com o site Dieta e Saúde.
Para a adaptação dessa receita realmente modificar o valor calórico e melhorar o valor nutricional, invés de fazer o prato recheado, vamos fazer ao molho de maçã.
Ingredientes Lombo
1 cebola picada;
2 colheres de sopa de margarina light;
2 dentes de alho ;
1 colher de salsa picada;
Suco de um limão;
Sal e pimenta a gosto;
1kg de lombo de porco.

Ingredientes Molho de maçã
1 maçã média com casca picada;
1 colher de sopa de cebola picada;
1 dente de alho amassado;
½ colher de chá de páprica doce;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de margarina light;
Sal a gosto.
Receita lombo
Coloque o lombo descongelado em uma assadeira com a camada de gordura voltada para cima e besunte toda a superfície com as duas colheres de margarina, a cebola, o sal, a salsa, o suco de limão, o alho e a pimenta. Cubra com papel alumínio e deixe marinar por 1 hora. Leve o lombo para assar em forno preaquecido por 10 minutos, em seguida retire o papel alumínio, regue o lombo com o próprio molho que se formou e deixe novamente no forno por mais 40 minutos. Reserve os sucos que se formaram durante o cozimento, como base para o molho.
Receita molho:
Refogue a cebola, o alho e a margarina. Em seguida acrescente a maçã, bem picada, a páprica e o sal e deixe ferver por 5 minutos. Pegue o suco que se formou durante o cozimento do lombo e dissolva 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo nesse molho peneirado, em seguida inclua os pedaços da maçã que cozinharam anteriormente. Mexer bem enquanto o molho estiver no fogo e desligar quando o molho engrossar. Cubra o lombo com o molho e está pronto para ser servido.
Uma porção de 90g do lombo com o molho possui 173 Kcal, se preferir, faça sem o molho e consuma apenas 126 Kcal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por reservar um tempo para comentar!