terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Corram, meninas, corram!

Todos estão cansados de saber que as melhorias trazidas pelo ato de correr são diversas. Entre os benefícios principais da corrida estão o emagrecimento, a melhoria da saúde e da respiração, a prevenção de doenças, o combate à Tensão Pré Menstrual (TPM), o fortalecimento dos ossos, entre outros. Porém, mesmo com todos esses incentivos, muitas vezes faltam coragem e disposição para se movimentar.

Pensando em ter um incentivo para realizar essa prática, uma amiga, Pricyla de Castro, que já possui o hábito de se movimentar, decidiu criar um grupo para reunir garotas interessadas em corrida e em outros esportes, gerando uma maior motivação. E assim surgiu o “Corram, meninas, corram!”, um grupo criado no Facebook, que hoje possui 22 membros, em maioria, mulheres residentes em Fortaleza-CE, que pretendem se reunir a cada semana, geralmente aos domingos, para praticar atividades físicas. Afinal a corrida é um exercício simples, que pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar.
 
Pricyla, eu e Rebeca Cordeiro, na Beira Mar, Fortaleza-CE. 
Primeira corrida do Corram meninas, Corram!
A importância de algo assim para a motivação e incentivo a praticar atividades físicas é imensurável. Com o apoio de amigos ou de pessoas da família você se sentirá melhor para sair do sedentarismo e procurar a fazer algo pela sua saúde. Convide os amigos e tente fazer do ato de correr um hábito!

Veja alguns dos benefícios causados pela corrida:

Emagrece

De acordo com o site EXAME.com, poucos exercícios superam a corrida quando se trata de perder peso sem ter que restringir muito a dieta. Mesmo quando se compara a corrida com caminhada na mesma distância, estudos constataram que a corrida leva a maior perda de peso. Para quem tem pressa em perder peso a corrida é, realmente, uma das melhores atividades físicas para emagrecer com saúde. O esporte aumenta o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais rapidamente.


Melhora o sono 
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugeriram a pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono - e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas. No meu caso, melhorou demais a qualidade do sono. Antes eu costumava levar um maior tempo para dormir e acordava todos os dias durante a madrugada, atualmente eu durmo um sono só e por uma quantidade de horas maior.

Previne doenças
Segundo uma reportagem do site Boa Forma, correr fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Um estudo da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, comprovou que o trabalho dessas células é mais eficaz no momento em que o corpo está em atividade, quando elas circulam mais depressa pelo organismo. 

Deixa os ossos mais fortes
O Grupo Bolsa de Mulher afirmou em reportagem que o impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos ossos. É importante, entretanto, tomar cuidado com o calçado que é utilizado e com a forma da passada.

Acelera o metabolismo
A corrida realmente acelera o metabolismo, porém é a continuidade da atividade física, com exigência crescente de esforço que auxilia no emagrecimento. Uma curiosidade é que o aumento do metabolismo, provocado pela atividade física, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas depois do exercício.

Aconselho a quem possui uma rotina sedentária a iniciar devagar. Eu comecei com algumas caminhadas durante duas semanas, intercaladas com outras atividades físicas, comecei a correr, em caminhadas de 1 hora, intercalando entre um minuto de corrida a cada cinco de caminhada. Agora continuo intercalando com outras atividades físicas, já correndo bem mais do que antes e caminhando menos. E gradualmente pretendo aumentar o ritmo das corridas. Não tem como negar, que nos primeiros dias me senti bastante dolorida, por isso é importante não exagerar e fazer no seu limite, um exagero hoje pode te fazer passar dias sem poder se movimentar e não se esqueça de beber bastante água sempre, é essencial. 

2 comentários:

  1. Ansiosa pra nossa proxima corrida ja =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou cada vez mais viciada em correr. Quero me superar a cada dia. Também ansiosa pela próxima corrida e dessa vez com mais meninas do grupo motivadas a melhorar seus hábitos. o/

      Excluir

Obrigada por reservar um tempo para comentar!