sábado, 25 de janeiro de 2014

Detox e gastrite

Ontem fui ao mercado animada para comprar alimentos para fazer sucos desintoxicantes. A minha intenção não era fazer a “dieta detox” e sim me alimentar de forma mais saudável, consumindo frutas, legumes e hortaliças e também usufruir dos benefícios que esses sucos que estão nessa dieta trazem e principalmente aliar a minha reeducação alimentar a esses sucos que de acordo com diversos sites e com a mídia, trazem excelentes benefícios.

O que eu pretendia era escrever aqui no blog os benefícios que esses sucos teriam me trazido, colocar as receitas e um estudo sobre o assunto, após experimentar esses alimentos. No entanto, sofro de gastrite e a minha primeira experiência com um desses sucos não foi muito agradável e cheguei a conclusão de que  apenas poderei fazer isso observando detalhadamente cada alimento e restringindo aqueles que não posso consumir. Ainda pretendo contar todas essas experiências e explicar direitinho como funciona tudo relacionado a dieta e aos sucos detosintoxicantes, afinal, não é todo mundo que sofre do meu mesmo mal.

Minha primeira experiência:

Indo contra tudo aquilo que os médicos recomendam a uma pessoa que está com gastrite, escolhi fazer um suco com abacaxi, hortelã, limão e água de coco. A princípio o suco estava uma delícia e continuou até eu terminar de tomar um copo e meio. Resultado: uma queimação fora do normal, dor no estômago, vontade de vomitar, enjoo, tudo junto e misturado. Passei umas 7 horas deitada, apenas bebendo muita água, consumindo antiácidos e com fome, até me recuperar totalmente da crise.

Se você também sofre desse mal, ai vai a dica. Procure sucos apenas com aqueles alimentos que o seu gastroenterologista e o seu nutricionista disseram ser possíveis consumir.

Para ajudá-los aqui vai uma receita de suco para melhorar o sistema imunológico e diminuir as crises de gastrite:

Foto: Reprodução
Ingredientes:

1 maçã
1 mamão papaia
2 folhas de manjericão
100 ml de água

Modo de preparo:

Coloque tudo no liquidificador bata bastante e se for possível tome sem adoçar.
Esse suco possui protetores, alimentos ricos em vitaminas e a bromelina, presente no mamão, que tem efeito cicatrizante, bom para o estômago, além de ser digestivo.

Para quem tem gastrite o ideal é evitar cafeína, frutas ácidas, leites e frituras. De acordo com a nutricionista da Universidade Federal de São Paulo, Carla Fiorillo, alimentos como: manjericão, banana, maçã, mamão, couve e gengibre podem amenizar a sensação de queimação. (http://saude.ig.com.br).

Portanto, preste muita atenção àquilo que você consome, por que no fim, como a famosa nutricionista Gillian McKeith costuma dizer, “você é o que você come”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por reservar um tempo para comentar!