segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aprenda a fazer uma hidratação caseira com farinha de trigo

Dica maravilhosa que vai ajudar a revitalizar cabelos danificados e precisando de cuidados.

Produtos utilizados na hidratação. Foto: autoral.
Na busca para continuar recuperando os fios extramente danificados, devido ao excesso de química e descolorante, encontrei uma receita de hidratação que ajudou bastante. Essa receita é uma adaptação da divulgada no site www.aprendizdecabeleireira.com/

A hidratação com a farinha de trigo possui como um dos principais benefícios a diminuição do efeito frizz, nos cabelos, proporcionando um melhor caimento tanto para cabelos lisos, quanto para cabelos crespos.  

As porções da fórmula que usei para essa máscara capilar são de acordo com a quantidade e tamanho do meu próprio cabelo, que fica na altura dos ombros. Para um cabelo mais cheio e maior, duplique as medidas e para um cabelo menor, faça a metade.

Produtos necessários:

1 colher de sopa de farinha de trigo, sem fermento;
100ml de água;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
2 colheres de creme de hidratação capilar.

O site onde verifiquei essa receita aconselha ainda o uso de uma ampola de vitamina e de 200ml de água. Eu prefiro que a máscara fique um pouco mais consistente e com o uso do azeite de oliva, aliado ao creme de hidratação, não achei necessário comprar uma ampola de vitamina, mas caso seja acrescentada, trará ainda mais benefícios. 

Usei um creme bem comum, desses encontrados em supermercado. Os cremes e máscaras de uso mais especializados, mais fortes e mais caros eu prefiro usar em sua forma pura, conforme recomendação na embalagem. Por isso, para as receitas caseiras eu utilizo cremes bons, no entanto, mais comuns e mais baratos, não significa que o resultado final não fique ótimo também, pelo contrário, pois os produtos caseiros unidos ao creme utilizado, vão trazer tantos benefícios quanto as máscaras mais caras existentes. Para essa receita usei o famoso Novex, que é um produto muito bom e bastante em conta.

Passo a passo

Preparação

Primeiro você deve diluir a farinha na água. Eu esquentei a água no microondas e fui acrescentando aos poucos na vasilha onde estava a farinha e fazendo uma mistura até ficar bem homogêneo. Em seguida o azeite de oliva deve ser acrescentado e posteriormente o creme de hidratação.

Misturando os produtos. Foto: autoral.
 Aplicação

Máscara pronta
Foto: autoral.
Lave os cabelos com um shampoo reconstrutor, ou com um anti-resíduos, em seguida aplique a máscara mecha por mecha, começando da parte inferior dos cabelos, até a superior. Penteie o cabelo para trás e deixe a máscara agir, por aproximadamente 40 minutos. Devido ao uso da farinha de trigo o cabelo poderá ficar um pouco duro durante o período da hidratação. Eu não aconselho prender. Para um melhor efeito anti-frizz, deixe os cabelos penteados para trás e soltos. Pode ser colocada uma toalha ou papel filme em cima para emitir um pouco de calor. 

Após o tempo de ação lave novamente os cabelos com o shampoo de sua preferência e aplique um condicionador para fechar as cutículas do cabelo. Seque conforme a sua preferência.

Eu fiz essa receita e comprovei o resultado.

Cabelo após a hidratação com farinha de trigo.
Foto: autoral.
Meu cabelo ficou mais liso, sem a necessidade de escovar, apenas sequei com o secador. O efeito é perceptível no mesmo dia. E para mim que estou com as pontas ainda mastigadas, foi bastante satisfatório.



Um comentário:

Obrigada por reservar um tempo para comentar!