quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Conheça a umectação capilar e salve o seu cabelo emborrachado

Foto: reprodução da internet
Você que decidiu descolorir o seu cabelo no momento em que ele já estava fraco, sabe bem o que é ter um cabelo com aspecto "emborrachado". 

Foto: reprodução. (Bucha vegetal)
Na tentativa de tirar a coloração preta dos cabelos acabei utilizando desses recursos: descoloração, tinturas, tonalizações e muito excesso de química. Todas essas coisas juntas deixaram as pontas do meu cabelo parecendo uma esponja de aço, quando molhadas, na minha terra dizemos que o cabelo está uma "bucha", como essa da foto ao lado. Tive que escurecer um pouco a cor, para tirar o ton alaranjada e diminuir a visibilidade desse aspecto horrendo que é o cabelo elástico e danificado.

Então comecei a hidratar os cabelos todos os dias, pois bateu aquele desespero, até que apareceu uma luz no caminho. A bendita umectação. Cuidar dos cabelos deve ser algo contínuo e existem diversas maneiras de resolver a situação com muita paciência, mas confesso que o resultado da umectação me surpreendeu muito e é possível notar a diferença já na primeira aplicação.

O que é umectação?

O processo de umectar significa embeber em algum líquido, tornar úmido. No caso da umectação capilar os líquidos utilizados são os benéficos óleos vegetais, que inclusive servem para diversos outros tratamentos. Os mais comuns e utilizados para esse procedimento são o azeite de oliva, óleo de coco, óleo de amêndoas doce e o óleo de rícino, entre outros. Já utilizei os óleos de rícino e de coco nos cabelos e garanto que o resultado é surpreende. 

Como realizar a umectação capilar?

Após ler a respeito, vi que algumas pessoas lavam os cabelos antes de aplicar o óleo, eu acredito que o melhor seja aplicar no cabelo seco e se estiver sujo não tem problema. Não teve problema para mim e os resultados continuaram incríveis e muita gente também prefere aplicar nos cabelos na forma como estão. 

Passo a passo

No caso do óleo de coco, é importante que seja totalmente natural. Quando o produto está em um local com o ar condicionado funcionando ou em lugares frios, fica com um aspecto de pasta, então é bom usar um pouco de água morna para diluir e deixar na forma líquida. De todo jeito não tem problema usar um pouco de água, eu sempre uso. eu faço a medida metade/metade. A quantidade de óleo que eu coloco é a mesma quantidade de água. E vocês podem pensar, mas Rê óleo não dissolve em água. Sim, mas se você mistura bem fica bastante espalhado o que não vai alterar o efeito do processo, mas também é possível passar apenas o óleo, só acho que o cabelo fica com o aspecto muito pesado.

Material utilizado, para aplicar o óleo de coco.
Foto autoral.
O óleo de coco que eu usei foi feito artesanalmente, por isso esse frasco da foto, mas o da farmácia serve também. O bom desse óleo é que o cheiro é agradável, ao contrário do azeite de oliva, pois pra mim tem cheiro de cozinha. 

Aplicação

Separe as mechas do cabelo, ou prenda a parte superior e comece a passar da parte debaixo para a de cima. É bom evitar a raiz, pois a maioria dos problemas relacionados aos cabelos é possuir uma raiz oleosa e as pontas ressecadas. 
Aplicando óleo de coco.
Foto autoral.
Tempo de ação

Deixe o óleo agir o tempo que julgar necessário. Tem gente que dorme com o óleo no cabelo e retira no dia seguinte, não tem problema. No meu caso, prefiro deixar agir por umas 3 horas para em seguida retirar todo o produto.

Remoção

Remova todo o óleo, enxaguando abundantemente, em seguida lave bem os cabelos com um shampoo restaurador e então aplique o condicionador para fechar as cutículas abertas na lavagem e seque o cabelo como o de costume.

Resultado

O cabelo fica brilhoso e o ressecamento das pontas emborrachadas diminui bastante já na primeira aplicação. Aconselho realizar esse procedimento de 15 em 15 dias e realizar hidratações semanais para a recuperação do cabelo elástico e sem vida. 

Testem hidratar seus cabelos com essas belezinhas que são os óleos vegetais e deixe seu comentário falando sobre o que acharam do resultado. Espero que gostem, pois eu adorei.



5 comentários:

Obrigada por reservar um tempo para comentar!