segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O melhor da gastronomia regional no restaurante Culinária da Van

Foto: reprodução.
Retirada de facebook.com/culinariadavanoficial
Fazer resenha de restaurante não é fácil, pois há diferentes gostos relacionados aos sabores, aromas e temperos de cada lugar ou de cada chefe de cozinha. No entanto, se você é fã de culinária regional, com certeza apreciará saber um pouco mais e conhecer sobre certos lugares que conseguem atingir com maestria o seu objetivo. Acredito que essa descrição se aplica bem ao restaurante Culinária da Van, que fui conhecer no último domingo (14/08). 

O restaurante, localizado praticamente no coração de Fortaleza, no bairro Benfica, oferece qualidade em demonstrar sua regionalidade, desde os pratos servidos, ao ambiente simples e agradável. Sem contar a musicalidade, que traz a modernidade do som "retrô", pois é sabido que o que é antigo, continua na moda e o que é bom perpassa o limite temporal.

O cardápio versátil oferece os sabores da comida mineira, cearense entre outros  e é extremamente inteligente, pois possui a descrição dos pratos servidos em cada dia da semana, ou seja, nem todos são servidos todos os dias, demonstrando assim versatilidade no que é oferecido e qualidade em sua preparação. Analisando, é possível pensar que desse modo a cozinha funciona melhor e pode empregar aos pratos oferecidos em cada dia, uma melhor dedicação. Já os petiscos, acredito que a parte primordial do que é servido, estão disponíveis em todos os dias de funcionamento do local. 

Pude degustar um pouco de cada sabor, e o que mais me surpreendeu foi a originalidade dos pratos e petiscos. Não é apenas uma comida regional comum, são pratos originais elaborados muitas vezes para participação em feiras gastronômicas. Uma das comidas que mais me atrai é o vatapá, na verdade é a comida típica que eu mais gosto, aliás é a comida que mais gosto e posso garantir que o desse restaurante me surpreendeu ardentemente, pois a pimenta  de gosto prevalece de uma maneira espetacular. E como pude elogiar pessoalmente a chefe, logo foi explicado que a receita foi elaborada para uma dessas feiras de gastronomia. O que há de tão especial e diferente? Bem, essa delícia é feita com caranguejo. Já havia provado vatapá de peixe, sardinha, camarão, frango, mas de caranguejo foi a primeira de muitas vezes. Provei um bolinho de bacalhau excelente, e pude conhecer uma mariscada feita com feijão. 
Alguns dos pratos degustados.
Foto autoral.
O ambiente simples e aconchegante, traz uma agradabilidade de quem gosta de se sentir confortável. Aparentemente é uma casa com os seus espaços bem aproveitados, e que assim tomou forma de restaurante. Quanto a música, é cobrado um couvert, que você se sentirá feliz em pagar, pois na era tecnológica, é possível ouvir nesse lugar, o bom e velho vinil. Duas vitrolas e um DJ comandaram o som desse domingo, com um repertório escolhido e preparado para os amantes das músicas clássicas e populares do Brasil e do mundo. Foi possível ouvir desde Raul Seixas, a Nelson Gonçalves e até mesmo samba de raiz.

Esse é o Culinária da Van, um restaurante, simples, moderno, regional, retrô, original, tudo junto e misturado.

Serviço

Culinária da Van
Local: Rua Waldery Uchôa,230,Benfica. Perto da Praça e da Residencia Universitária.
Funcionamento: De quarta a sexta-feira, das 17h às 12h e sábados e domingos das 11h às 18h.
facebook.com/culinariadavanoficial

5 comentários:

Obrigada por reservar um tempo para comentar!